Gaspar

Zuchi: "Para aumentar a imunização contra a Covid-19, precisamos aplicar doses de reforço em idosos e adultos e vacinar crianças de 5 a 11 anos"

Ex-Prefeito reforça que a vacinação é o único meio eficiente para vencer a Covid-19

ícone relógio17/01/2022 às 17:45:03- atualizado em  
Zuchi: "Para aumentar a imunização contra a Covid-19, precisamos aplicar doses de reforço em idosos e adultos e vacinar crianças de 5 a 11 anos"

Foi só após o crescimento da vacinação que o Brasil, assim como os demais países, começou a combater o novo Coronavírus com eficiência. Conforme a vacinação avançou no país, as taxas de contaminação diminuíram, e o mais importante: também caíram as internações e as mortes. Neste contexto, desde já registro o meu agradecimento aos profissionais da saúde por todo o esforço em prol da nossa sociedade.

Mas as novas variantes, especialmente a Ômicron, voltaram a aumentar as taxas de transmissão. Felizmente, graças à vacinação, as internações e as mortes não explodiram. Mesmo que a vacina não seja 100% eficiente no combate à transmissão, ela reduziu os índices de contaminação e diminuiu muito as mortes.

Mas como agir nesse momento? Primeiramente, a Ciência indica que precisamos manter os cuidados sanitários. Ainda não é momento de deixarmos de lado o uso de máscaras e álcool em gel. Além disso, devemos ter cuidado com aglomerações e locais fechados.

Para além dessas precauções, a Ciência explica que a vacinação para crianças de 5 a 11 anos é segura. Especialistas e sociedades médicas são categóricos ao dizer que a imunização nessa faixa etária é segura e necessária.

Se sabemos que as nossas crianças podem ser vacinadas sem riscos, devemos vaciná-las. Como a melhor arma que temos contra a Covid-19 é a vacinação, devemos proteger nossas famílias e a nossa sociedade com a vacinação das crianças.

Tão importante quanto imunizar as crianças é tomar a segunda dose ou as doses de reforço. A volta das nossas vidas completamente ao normal depende do fortalecimento do nosso organismo contra a Covid-19. Por isso, se você conhece alguém que tomou apenas a primeira dose ou não tomou a dose de reforço, converse com ela. O momento é de diálogo. Diga para essa pessoa procurar os profissionais da saúde e garantir o reforço da imunização.

Com informação científica e diálogo, vamos superar a pandemia. Vamos cuidar da nossa saúde, da nossa família, dos nossos amigos, e enfim, da nossa comunidade. Se cuidem e valorizem os profissionais da saúde, a quem ofereço, mais uma vez, meus sinceros agradecimentos pelos serviços prestados à nossa sociedade. 

Celso Zuchi, ex-Prefeito de Gaspar.